Esta prática, cruel e imprópria de países civilizados, é proibida em Portugal – ver Lei n.º 92/95 de 12 de Setembro; Capitulo I artigo1, 1ª alínea que diz:
” são proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal”.
e art.º 3º:
“ alínea f) Utilizar animais em treinos particularmente difíceis ou em experiências ou divertimentos consistentes em confrontar mortalmente animais uns contra os outros, salvo na prática da caça”.
Também mais recentemente foi publicado o diploma que para além de proibir o confronto entre animais define as sanções a aplicar; solicitar informações para a Direcção Geral de veterinária – Departamento de Bem-estar Animal, Dr.ª Selene Veiga, – telefone 213239500.
Esta prática, clandestina, com apostas que chegam aos 500.000$00, está a proliferar, em todo o país e processa-se em bairros e ou locais de perigosidade, onde a própria policia tem receio de actuar e fá-lo com razão porquanto, bem recentemente, foi dado assistir, através dos telejornais, a animais treinados tentarem atacar as forças da ordem. Estes acabaram por ser controlados, pelas forças de intervenção de Cinotécnia, através de tenazes com todo o sofrimento daí resultante.
De referir que esta prática tem ainda como nefasto o estarem a roubar animais de estimação, para com eles poderem praticar o treino dos animais de combate, só no prazo de dois meses desapareceram, entre Lisboa, Cascais e Sintra, mais de duas dezenas de animais de companhia; de referir que alguns deles apareceram moribundos com feridas graves, principalmente, nos maxilares.
São cada vez mais as queixas que chegam às associações zoófilas, a PSP e até à polícia Judiciária sobre o assunto.
A maior parte dos locais onde esta prática cruel e degradante, imprópria de países civilizados, estão devidamente identificados, porém, as pessoas que nos contactam vivem aterrorizadas e não querem ser identificadas.
Assim, e porque tivemos conhecimento que a PSP está de posse de provas concretas, enviámos uma exposição ao Senhor Procurador Geral da República, ao Senhor Ministro da Administração ao Interna e ao Senhor Comandante Geral da PSP para que sejam accionados os mecanismos necessários para pôr cobro a esta prática que, para além de crueldade para com os animais, são um atentado à vida das pessoas e dos agentes da autoridade que quando necessitam de actuar se vêem confrontados com a agressividade de animais, que acabam de pagar com a vida o crime de pessoas sem escrúpulos que por ganância de dinheiro não olham aos meios.
Se gosta de animais. Se é contra esta prática cruel que nos envergonha, enquanto seres civilizados, e se pretende acabar com esta situação, colabore:
Denunciando a situação às autoridades mais próximas, se sabe onde ela se pratica.
Telefonando ou escrevendo para as associações zoófilas da localidade, apresentando duas testemunhas.
Envie-nos fotografias ou vídeos comprovativos. Nós manteremos o anonimato.
NÃO DEIXE QUE A ANARQUIA E A VIOLÊNCIA CONTRA OS ANIMAIS CRESÇA E SE INSTALE, EM PORTUGAL:
TODOS JUNTOS PODEMOS SER A FORÇA DA RAZÃO E SENSIBILIZAR QUEM DE DIREITO PARA QUE SE SEJAM TOMADAS MEDIDAS EFICAZES PARA OBSTAR À CRUELDADE DE SERES INDEFESOS E SEM VOZ – OS ANIMAIS.
PONHA ESTA MENSAGEM A CIRCULAR, OS ANIMAIS ESPERAM MUITO DE SI, DE TODOS NÒS.
DEFENDA A VIDA DO SEU ANIMAL – NÃO O DEIXE ANDAR SÓZINHO NA VIA PUBLICA, TRAGA-O À TRELA.
SE VIR ALGUM CARRO OU CARRINHA NÂO IDENTIFICADA A RECOLHER ANIMAIS, NA VIA PUBLICA, TIRE A MATRICULA E CONTACTE-NOS.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário